quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mais um ano...

Um ano inteiro se passou. Está cada vez mais perto o momento em que tudo que tenho aprendido na vida será posto a prova.
Aliás, tudo está cada vez mais perto. Posso ver a cara da vida de perto. Posso enxergar quase todas as imperfeições da cara da vida; posso alcançar o fio de cabelo que está fora do arco da sobrancelha da vida, mas não consigo arrancá-lo, nem usando uma pinça bem fina. Ele continua lá. E o resto também: a acne, o óleo, as marcas do tempo... Não posso mudar nada, porque não conheço todos esses defeitos muito bem; ainda há muito para viver e conhecer. E entender. Passará mais um ano, ou dez... ou vinte! E talvez eu nunca consiga conhecer tudo. Não se pode desvendar todos os caminhos - imperfeitos ou não - da vida.
E, para falar a verdade, não quero conhecer tudo isso. Apenas quero saber do que realmente importa para que eu aprenda a viver... Nem todos os males me ajudarão a viver. E há também tantas belezas juntamente a essa cara suja da vida... E é essa parte que eu quero conhecer de verdade. Isso sim eu quero ver e entender. Seus olhos e seu sorriso intensos; às vezes nem tão bonitos, mas tão reais e vivos... Tão deslumbrantes.
Mais um ano, ou dez, ou vinte... Não importa. Que venham mais novos anos, com novas verrugas, rugas e espinhas; mais sorrisos e mais brilho. Mais vida, enfim.

Que tenhamos, então, felizes anos novos. Sempre.

Nenhum comentário: